Alunos elaboram textos sobre inteligência emocional

No Curso Técnico em Radiologia, a professora Arlete Caye, que ministra a disciplina de Administração em Saúde ao trabalhar o conteúdo sobre “inteligência emocional”, solicitou que os alunos escreveram resumos a partir da leitura do artigo “A importância da inteligência emocional nas relações laborais”.

Dois dos textos produzidos na turma 366 foram escolhidos para divulgação, em um deles de forma criativa o aluno Marcelo mescla o resumo com crônica enquanto o aluno Joel manteve um modelo tradicional.

 

Veja abaixo as produções:

 

 

TEXTO 1: Marcelo Felipe Pereira – Técnico em Radiologia (Turma 366)

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Que tópico é este?

De onde surgiu esta ideia?

Do que se trata?

Muitos questionam, muitos ignoram, mas na verdade ela é tão importante quando conhecer seus próprios sentimentos, pois é essencial ter um bom diálogo com as pessoas ao seu redor, que por sua vez, também tem emoções, e cabe a você tentar compreendê-las, para melhorar seus relacionamentos interpessoais.

No mercado de trabalho, seus conhecimentos fazem com que você seja contratado, enquanto, seus problemas de comportamento fazem com que você seja demitido. Atualmente as grandes corporações buscam pela ajuda mútua, pela parceria entre profissionais para desenvolver o melhor projeto possível, mas a incapacidade de se relacionar com os outros e de lidar com situações delicadas, estão entre os principais fatores que prejudicam a carreira.

O diferencial na “inteligência emocional” é saber lidar com suas inseguranças e seus medos, para obter êxito não só na vida pessoal, mas também no seu lugar de trabalho. Funcionários com essa competência fazem com que o ambiente de trabalho seja mais leve, saudável, harmonioso e produtivo tanto em resultados, como em ideias, sendo assim, observe e analise seu próprio comportamento, aprenda a ter o controle de suas emoções, por mais difícil que seja, aprenda a lidar com pensamentos negativos, acredite em você mesmo, e saiba manter a calma e resolver problemas sob pressão, essas são as chaves para seu sucesso.

Referência

Silva João, A. L. da; Portelada, A. F. S. A importância da inteligência emocional nas relações laborais. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicología, n.1, p. 65-70 65, 2010.

 

TEXTO 2: Joel Marion – Técnico em Radiologia (Turma 366)

Inteligência emocional

A inteligência emocional é definida como a capacidade de ouvir, de conseguir compreender e reconhecer sentimentos nas outras pessoas. A inteligência emocional possibilita um maior conhecimento e compreensão dos nossos sentimentos, permitindo uma melhor empatia com o próximo. As relações humanas estão ligadas diretamente com as emoções, uma pessoa com um alto nível emocional terá maior facilidade para controlar as emoções, apresentará mais empatia, ou seja, será uma pessoa que manterá bons relacionamentos no âmbito pessoal e profissional, podendo até liderar equipes. Concluindo devemos estar bem, com as emoções sob controle, ter empatia com o próximo. Assim seremos ótimos profissionais, melhores pessoas na vida profissional e social.

Referência

Silva João, A. L. da; Portelada, A. F. S. A importância da inteligência emocional nas relações laborais. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD Revista de Psicologia, n.1, p. 65-70 65, 2010.

Alunos Joel Marion e Marcelo Felipe Pereira

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *