AS VANTAGENS DO CURSO TÉCNICO

O curso técnico hoje é uma das alternativas de acesso imediato ao Mercado de Trabalho

Durante muito tempo, o curso técnico sofreu com um estigma no Brasil. Ele era reservado para os jovens que não conseguiam passar no vestibular ou que não achavam que tinham capacidade para fazer mais. Mas esse pensamento se mostrou equivocado: hoje, o mercado de trabalho está buscando profissionais técnicos e, muitas vezes, eles podem ganhar mais e ter mais oportunidades do que um profissional graduado em uma universidade.

Apesar disso, apenas 6% dos jovens brasileiros estão em um Ensino Técnico profissionalizante. Isso é problemático porque uma porcentagem pequena de jovens formados no Ensino Médio entra na universidade depois – cerca de 40%. Os outros, além de não entrarem na faculdade, não têm formação alguma quando tentam o mercado de trabalho. E o ensino nas escolas comuns é voltado unicamente para o vestibular, como se o técnico não fosse uma opção.

A área da saúde é uma das que mais absorve profissionais

Você já pensou em fazer um curso técnico? Quer saber quais são suas vantagens?

Como é um curso técnico?

Ao contrário da universidade, o ensino no curso técnico é muito mais voltado para o mercado de trabalho. Ele ensina a exercer uma função específica e necessária no mercado da região. Por ser tão focado, um curso técnico costuma durar cerca de dois anos, e o custo é bem mais baixo do que o de uma universidade. Ele é, sem dúvidas, o caminho mais curto entre o Ensino Médio e o Mercado de Trabalho.

Fazer um curso técnico é uma ótima opção para quem quer ou precisa ingressar rapidamente no mercado. Se não for seu caso, ele também é excelente para quem ainda não decidiu sua profissão, porque você pode aprender um novo ofício e, quem sabe, se descobrir durante o curso. Depois de começar a trabalhar, pode investir na universidade! E o técnico é uma boa ideia também para quem está mudando de área ou reforçando um conhecimento que adquiriu na prática. Muitas vezes, você já sabe o que é necessário, mas precisa de um diploma para provar isso. O curso técnico é uma ótima ideia!

A Escola Unipacs oferece cursos na área de saúde como o Técnico em Nutrição

Recepção no mercado de trabalho

Muitos setores estão sempre à procura de novos profissionais técnicos – às vezes, mais do que a região consegue suprir. É o caso da construção civil, que necessita de técnicos em edificações . O mesmo acontece com os setores de saúde: enfermagem, segurança do trabalho, radiologia, nutrição, etc. Mas esses não são os únicos setores: o mercado sempre precisa de uma série de outras especialidades.

Quanto ao salário do profissional recém-formado, ele pode variar entre R$ 900 e R$ 2000, podendo ser mais do que isso em algumas especialidades. A maioria dos estudantes já termina o curso técnico com um emprego garantido e com oportunidades para crescer na empresa em que foi contratado.

Em suma, fazer um curso técnico traz muitas vantagens. Você pode começar no início do Ensino Médio, em uma escola profissionalizante; no segundo ano, fazendo um curso técnico a parte da escola; ou depois de já ter se formado. Não há idade nem pré-requisito. Você só tem que estar disposto a estudar e aprender!

A Escola UNIPACS oferece cursos técnicos em diversas áreas profissionais. Faça contato pelo telefone (51) 3033-2771 e solicite informações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *