ENEM: DICAS PARA O DIA DA PROVA

Passada a etapa de preparação, chega o dia tão importante e, mesmo sabendo todo o conteúdo, é comum se sentir nervoso diante de um evento tão importante e esperado. Para evitar ao máximo que a ansiedade te atrapalhe nesta etapa essencial, separamos as melhores dicas de como se preparar para a prova do Enem.

  1. Confira o local de prova

    É importante conferir antecipadamente o local das suas provas

Se perder no dia da prova do Enem não é uma opção uma vez que as ruas estarão congestionadas e o tempo para chegar ao local de destino será curto. Conhecer previamente o local onde irá realizar a prova te garante maior segurança ao escolher o caminho e calcular o horário para sair de casa.

  1. Durma cedo

As provas do Enem são vistas como verdadeiras provas de resistência para o candidato. É uma jornada de dois dias com mais de 4 horas de prova e um tempo médio por questão de, aproximadamente, 3 minutos; além de ser recheada de textos extensos e que demandam muita atenção.

Por isso é importante estar bem descansado, um cérebro cansado levará mais tempo para processar as mesmas informações do que o de uma pessoa que dormiu 8 horas durante a noite. Outro fator importante, é a concentração, essencial para uma correta interpretação dos enunciados e para passar as respostas para o gabarito.

  1. Não se preocupe com matéria antes da prova

Não queira estudar em poucas horas o que não estudou até aqui

O período de estudar já acabou e o melhor que você pode fazer às vésperas da prova é se concentrar no que já sabe e relaxar. Do contrário, as matérias irão se confundir na sua cabeça e acabar reduzindo seu rendimento.

  1. Acorde cedo

Tão importante quanto ir dormir no horário adequado e ter horas suficientes de sono, é acordar cedo para poder se programar e organizar o dia com calma.

Planeje com atenção o horário para sair de casa, chegando com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova, separe tudo que irá precisar, prepare o lanche. A prova ocorre logo após o almoço, às 13 horas, por isso não acorde tarde ou poderá acabar chegando atrasado.

  1. Separe os documentos

É importante lembrar que sem um documento oficial de identificação com foto o candidato não poderá entrar na sala de prova. Assim sendo, evite deixar de separar os documentos na última hora. Confira quais são os documentos aceitos:

  • RG

    Acorde cedo no dia do Exame

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social
  • CNH com foto
  • Passaporte
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro
  • Certificado de Dispensa de Incorporação
  • Certificado de Reservista
  • Identidade Funcional
  • Carteira de Ordem ou Conselho de Classe

Lembre-se também de levar o cartão de confirmação de inscrição, assim poderá conferir os dados impressos no gabarito e na prova.

  1. Confira novamente o que é permitido levar

Por questões de segurança, alguns objetos não são permitidos nas salas de prova do Enem. Para evitar maiores transtornos nos dias de prova, separamos para você quais itens são, ou não são, permitidos. Confira:

O que levar

  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente
  • Documento de identificação oficial com foto
  • Lanche energético para a prova
  • Garrafa de água transparente e sem rótulo

O que NÃO levar

  • Caneta de outra cor que não preta ou com tubo não transparente
  • Relógio de qualquer tipo
  • Lápis, borracha, lapiseira, corretivo e afins
  • Armas de qualquer tipo
  • Toucas, bonés ou outro acessório que cubra a cabeça ou o rosto
  • Óculos escuros
  • Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos
  • Livros, apostilas e qualquer outro conteúdo, impresso ou não

No caso de objetos que não são permitidos na sala de prova, mas que são necessários levar, como o telefone celular, é permitido guardar o aparelho desligado, preferencialmente sem bateria, na sacola lacrada durante a prova.

Evite os alimentos gordurosos e em excesso antes do Exame

Lembrando que, caso o celular toque durante a prova, a punição é a eliminação do exame.

  1. Cuide da alimentação

Para o almoço, prefira alimentos leves e que vão garantir sua saciedade por um longo período de tempo, demandando menos energia para digestão, evitando a sonolência. O ideal é ter uma boa porção de carboidratos, carne branca como fonte de proteínas, e muita salada.

Por ser uma prova exaustiva e de longa duração, é permitido ao candidato levar um lanche. Prefira alimentos altamente energéticos e com boa dosagem de açúcar, por funcionarem como principal combustível para a respiração celular, são de grande ajuda para afastar o sono e manter a concentração.

Procure evitar alimentos e bebidas ricos em cafeína, pois podem aumentar o nível de estresse do organismo. Além disso, seja respeitoso com os outros candidatos que dividem a sala com você e evite embalagens barulhentas ou comidas com odor forte.

  1. Não se esqueça do gabarito

A única resposta válida para a correção do exame, e posterior atribuição da nota, é a contida no gabarito. Assim sendo, dedique tempo suficiente para marcar a resposta escolhida no gabarito com calma e evitando erros, uma vez que não é possível solicitar uma nova folha de respostas.

Não se esqueça também de conferir se o gabarito está completo, com todas as questões e com seus dados impressos corretamente.

BOA SORTE!

A Escola UNIPACS é uma das instituições que também estarão realizando o ENEM…

Fonte: querobolsa.com

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *