O INESQUECÍVEL OSCAR NIEMEYER

nie-1

Oscar Niemeyer foi considerado um dos maiores genios da arquitetura mundial

Em 5 de dezembro de 2012, morre Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho ou simplesmente Oscar Niemeyer, o precursor da arquitetura do cimento aparente. Nascido em 15 de dezembro de 1907, passou toda sua infância e juventude na casa de seus avós maternos, a família do então ministro do STF, Ribeiro de Almeida, no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Aos 10 anos, já desenhava bules, xícaras, estatuetas, desenhos que sua mãe guardava sem saber que ali nascia um arquiteto.  Niemeyer começou a vida profissional ajudando o pai em uma tipografia.

nie-2

Os croquis do arquiteto se tornaram famosos

Casado com Anita Baldo, teve sua única filha, Anna Maria Niemeyer. Em 1929, entrou para a Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro. E estagiou no escritório do arquiteto brasileiro Lúcio Costa.

Em seguida integra a equipe do arquiteto suíço Le Corbusier e se destaca. Juscelino Kubitschek, na época prefeito de Belo Horizonte, o convida para seu primeiro grande projeto no Brasil, o conjunto da Pampulha. Logo em seguida, em 1947, Niemeyer ajuda a projetar a sede das Nações Unidas, em Nova York.

Com o surgimento da nova capital do país, Brasília, Oscar Niemeyer recebe a missão do então presidente da República Juscelino Kubitschek para vários projetos, entre eles, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, tendo como companheiro de trabalho Lúcio Costa. Em 1964, exilado em Paris, construiu a sede do Partido Comunista Francês.

De volta ao Brasil, projeta o sambódromo, no Rio de Janeiro, e o Memorial da América Latina, em São Paulo. Mais tarde, em 1999, inaugura em Curitiba o museu com seu nome. Oscar Niemeyer trabalhou durante a última internação. E, segundo a equipe médica, às vésperas de completar 105 anos, ainda idealizava novos projetos, dos quais deixou mais de 500.

Fonte: radioagencianacional.ebc.com.br

QUEM É O TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

edifica

O Técnico em Edificações, sob supervisão de engenheiros ou de arquitetos, é o profissional responsável pela condução técnica de trabalhos de edificação, prestando assistência no estudo e desenvolvimento de projetos, pesquisas e instalações, orientando e coordenando serviços de instalação, manutenção e restauração, fornecendo assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos especializados. É capaz de desenvolver estudos preliminares de projetos de edificações, desenhar e interpretar projetos civis, aplicando as normas técnicas e regulamentos de construção e de instalações vigentes, instalar e gerenciar canteiros de obras, elaborar e desenvolver projetos dentro dos limites estabelecidos pelos conselhos regionais e organizar o processo de licenciamento de obras.

A UNIPACS é parceira do PRONATEC e oferece Bolsas nos Cursos Técnicos na unidade de Esteio.

Peça mais informações pelos fones (51) 3473-0178 para Esteio e (51) 3541-2441 para Taquara.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *