POR QUÊ A FORMAÇÃO TÉCNICA É IMPORTANTE?

trab1

Técnico em Segurança do Trabalho

A formação técnica pode ajudar o profissional a entrar mais rápido no mercado de trabalho. De todos os alunos que escolhem um curso técnico, 72% se formam com emprego garantido. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas mostrou que para cada ano de estudo o salário de um técnico aumenta 14%.

Um curso técnico dura de um a dois anos, bem menos que uma universidade. De acordo com quem trabalha na área, é mais fácil arrumar emprego e ser promovido. O sucesso depende do profissional, pois vagas não faltam. No Brasil, são mais de 160 opções de cursos em todas as áreas.

Segundo uma pesquisa nacional da Confederação Nacional das Indústrias, os técnicos que atuam nas indústrias ganham em média 24% a mais do que em outras áreas. “A indústria procura reconhecer e valorizar muito esses profissionais porque são profissionais difíceis. Então, eles têm um salário diferenciado no mercado. As empresas se protegem muito para manter os seus técnicos”, relata o gerente geral Giovanni Campos de uma empresa paulista.

BENZ4

Técnico em Enfermagem

Cursos técnicos no mundo
No Brasil, apenas 9% dos alunos estão matriculados em escolas técnicas. Uma realidade bem diferente de vários países da Europa, por exemplo. Lá, cada vez mais governos e empresas investem no ensino e na formação de técnicos.

A Alemanha é referência. Lá, a educação profissionalizante é conhecida como sistema dual de ensino, que combina o treinamento prático nas empresas com aulas teóricas na escola. Os cursos duram de dois a três anos e meio e formam trabalhadores em 350 ocupações ligadas ao comércio, indústria, prestação de serviço e serviço público – 53% dos alunos fazem essa escolha.

Eles ficam de um ou dois dias na escola e os outros nas oficinas. É uma rotina dura, mas que compensa porque a maioria sai com emprego garantido.

CIVIL1

Técnico em Edificações

O aluno que busca o curso técnico é jovem (66,4%), com até 24 anos. Isso indica que a procura por uma colocação no mercado de trabalho tem movimentado o estudante brasileiro. Há cursos técnicos para todos os segmentos da economia e o mercado de trabalho reconhece a capacidade do aluno em desenvolver seu conteúdo na prática, por meio de estágios onde o contato com a futura profissão é efetivo.

O crescimento econômico requer melhorias na infraestrutura, e isso só é possível com trabalhadores qualificados. Para quem busca recolocação no mercado de trabalho, ou pretende ingressar em uma nova área sem a formação em universidade, esses cursos podem oferecer a qualificação adequada, de acordo com o interesse do aluno.

A UNIPACS OFERECE MATRÍCULA EM VÁRIOS CURSOS TÉCNICOS

A Unipacs aplica a sua experiência em educação profissional na preparação dos alunos dos cursos técnicos de nível médio, por meio de uma estrutura moderna e em constante evolução. Conta com professores especializados que buscam transformar a vida dos alunos com uma formação sólida para uma carreira de sucesso.

ANTONIO

A Unipacs oferece vários cursos técnicos nas unidades de Esteio e Taquara

O currículo de cada curso está desenvolvido por competências, articulando teoria e prática. Adotando uma metodologia de ensino desafiadora e comprometida com os resultados, buscando atender as necessidades do mercado.

A UNIPACS dispõe de vagas nas unidades de Esteio e Taquara. Peça mais informações pelos fones (51) 3473-0178 para ESTEIO e (51) 3541-2441 para TAQUARA.

Save

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *