DIA DO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO


A prevenção de acidentes é a maior tarefa destes profissionais

O dia 27 de novembro é dedicado aos profissionais que trabalham com a segurança do trabalhador, engenheiros de segurança do trabalho e técnicos em segurança do trabalho. Estes profissionais são responsáveis por inúmeras ações que pretendem essencialmente prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Segundo a CBO, os técnicos de segurança “Elaboram, participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança no trabalho (sst); realizam auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho; participam de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciam documentação de sst; investigam, analisam acidentes e recomendam medidas de prevenção e controle.”
As empresas podem ser obrigadas a contratar técnicos em segurança do trabalho para integrar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em razão de seu código na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e conforme o número de empregados. A obrigação está prevista no artigo 162 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e detalhada na Norma Regulamentadora NR 04, aprovada pela Portaria nº 3.214/78.
                                                                O técnico em segurança do trabalho da Petrobrás 
O técnico de segurança do trabalho atua em todos os setores industriais. Ele é um importante profissional, atuando principalmente na prevenção de acidentes. Além disso, ele é o responsável por informar o empregador e os trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, promovendo campanhas, cursos e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, como também ações de prevenção ao meio ambiente.
Além de executar inspeções, recomendações e, quando necessário, auditorias técnicas, este profissional deve realizar estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança, meio ambiente e saúde. O técnico de segurança no trabalho também ministra treinamento teórico e prático sobre segurança, com o objetivo de manter os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, normas e procedimentos aplicáveis. A capacidade de liderança e boa comunicação estão entre as características principais deste profissional. 
A Unipacs forma Técnicos em Segurança do Trabalho
Para nós da Escola Unipacs, o Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que atua colaborando para o gerenciamento preventivo de riscos existentes nos ambientes de trabalho, desenvolvendo ações para promover melhorias, garantindo a segurança e prevenindo acidentes. É responsável pelo processo de investigação e adequação de procedimentos para a execução de tarefas e atividades numa empresa. O Técnico em Segurança do Trabalho tem como atribuição executar os procedimentos de higiene e segurança do trabalho, promover palestras e eventos para divulgação das normas de segurança da empresa, inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, instituir, treinar e apoiar a CIPA, entre outras.
Nesta semana em que se comemora o dia destes profissionais tão significativos para a segurança do trabalhador, nossos cumprimentos e o desejo de que cada vez mais sejam valorizados pelo mercado de trabalho, principalmente pelo brilhante papel desempenhado na conscientização e na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 
Fontes: Wikipédia, Youtube
            
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *