MESA REDONDA COM EX-ALUNOS DE SEGURANÇA

A competitividade do mercado de trabalho
é muito grande
Toda vez que escolhemos uma alternativa de profissão para nossas vidas a ansiedade é grande, pois se procura fazer previsões futuras e saber se vamos nos dar bem. E para ter um pouco mais de certeza a respeito desse exercício de futurismo, melhor mesmo é ouvir depoimentos daqueles que já viveram esta realidade. Saber como foi o resultado após enfrentar o desafio de um mercado competitivo é muito interessante.
Pois foi isso que os alunos da primeira turma de 2014 no curso Técnico em Segurança do Trabalho sentiram nesta terça-feira, dia 29 de abril de 2014, em que se lembrava o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Puderam ouvir depoimentos de ex-alunos da Escola Unipacs, formados em 2008, numa Mesa Redonda promovida pelo Professor Jairo Brasil sobre o que os espera lá fora.
Os técnicos de segurança do trabalho
Rodrigo Giovanoni e Claudio De Sottomaior
e Prof. Jairo Brasil
Os agora Técnicos em Segurança do Trabalho Rodrigo Giovanoni e Claudio De Sottomaior Neto prenderam a atenção dos alunos e alunas por mais de duas horas no auditório da Escola Unipacs de Esteio. Trouxeram relatos de experiências vividas em indústrias, canteiros de obras e outras atividades do segmento econômico por onde passaram. Além disso, demonstraram as dificuldades existentes no convencimento dos gestores e empresários a investir em ações preventivas. Apresentaram sugestões diversas de como atuar na profissão, respondendo perguntas que vinham de várias direções do auditório, tanto de alunos quanto de alunas.
Alunos e Alunas estavam atentos e trouxeram várias perguntas
Uma das perguntas questionava sobre o preconceito em relação à mulher atuando na segurança do trabalho. Ambos foram enfáticos em destacar o quanto a mulher vem se posicionando de forma competente numa profissão onde originalmente predominava o gênero masculino. Rodrigo destacou ainda que “algumas empresas tem preferido a contratação de mulheres, tendo em vista o cuidado e o zelo com que atuam na saúde dos trabalhadores”.
O professor Jairo Brasil, que convidou os ex-alunos para esta atividade extraclasse, funcionou como mediador, e também fez questão de manter o espaço aberto para a interação entre os alunos e os convidados. Ao final fez uma pergunta aos dois egressos da Escola: “Se pudessem embarcar numa máquina do tempo e, com a experiência agora adquirida, retornassem novamente à sala de aula, modificariam suas posturas em relação ao tempo passado?”
Ex-Alunos participaram da Mesa Redonda e
trouxeram suas experiências
A resposta de ambos foi bastante interessante para os atuais alunos. Disseram que teriam mais cuidado em aproveitar todos os momentos disponibilizados para o aprendizado; fariam mais perguntas e participariam de forma mais efetiva com perguntas e questionamentos.
Ao final da noite, o professor Jairo Brasil agradeceu a presença dos convidados e reformulou o convite para uma outra oportunidade. Rodrigo e Claudio agradeceram o convite e prometeram retornar. Alunos e alunas da turma 3S13 aplaudiram os ex-alunos e alguns vieram conversar com os convidados depois da Mesa Redonda.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *