CUIDADOS COM A FEBRE AMARELA

A vacina está disponível nos Postos de Saúde da rede pública

Indicações da vacina contra febre amarela

A vacina contra a febre amarela é indicada para pessoas entre 9 meses e 60 anos que habitam em regiões de risco e para pessoas que habitam em áreas urbanas e vão viajar para regiões afetadas pelo surto.

Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergências epidemiológicas, vigência de surtos, epidemias ou viagens para áreas de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e risco da vacinação.

Veja os sintomas da doença

No caso de pessoas com mais de 60 anos que nunca foram vacinadas, o médico deve levar em conta os riscos da vacinação, que incluem o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.

Mulheres gestantes só devem se vacinar contra a febre amarela se o risco de adquirir a doença for extremamente elevado. Além disso, ela também é contraindicada para mulheres que estão amamentando. No entanto, caso a lactante precise tomar a imunização é necessário suspender o aleitamento materno preferencialmente por 28 dias após a vacinação.

Veja a tabela abaixo e entenda melhor cada indicação:

Indicação Esquema
Crianças de 6 meses a 9 meses de idade incompletos A vacina está indicada somente em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem inadiável para área de risco de contrair a doença.
Crianças de 9 meses até 5 anos incompletos Uma dose deve ser dada a partir 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos de idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
Pessoas a partir de 5 anos, que já receberam uma dose da vacina Deve ser dada uma única dose de reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.
Pessoas a partir de 5 anos que não foram vacinadas Dar duas doses da vacina com 10 anos de intervalo.
Pessoas a partir dos 5 anos de idade que já receberam 2 doses São consideradas vacinadas
Pessoas com 60 anos e mais que nunca foram vacinadas O médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrentes de comorbidades.
Gestantes Independente do estado vacinal, a vacinação contra febre amarela está contraindicada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.
Lactantes A vacinação não está indicada, devendo ser adiada até a criança completar 6 meses de idade. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação.
Viajantes no Brasil Viagens para áreas com recomendação de vacina no Brasil: vacinar-se antes da viagem. No caso de primeira dose, toma-la pelo menos 10 dias antes da viagem

Efeitos adversos possíveis

De forma geral, a vacina produz poucos efeitos colaterais. Mas podem acontecer episódios de dor no local, dor de cabeça e febre, entre cinco a dez dias depois da aplicação.

Fonte: www.minhavida.com.br

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *