MITOS E VERDADES SOBRE O “SUCO VERDE”

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o suco verde facilita a ingestão de nutrientes

O suco verde surgiu como grande aliado das dietas e promessa de emagrecimento. Com o tempo, ele passou a ser apontado como um vilão para quem estava em busca da perda de peso. Entre mitos e verdades, o suco verde se mantém na moda com receitas cada vez mais diversificadas e adquiridas por mais pessoas.

Para a nutricionista funcional Bruna Vilela, ele tomou tamanha proporção diante da imensidão de industrializados que fazem as pessoas consumirem cada vez menos frutas e verduras. “A população, em geral, termina o dia sem ingerir os nutrientes essenciais para o corpo realizar as funções básicas como desintoxicação e doenças e dores tendem a aparecer”, comenta.

Segundo ela, o suco verde é uma forma de facilitar a ingestão de nutrientes; e as pessoas afirmam se sentirem melhor ao introduzi-lo na dieta. “Fadiga, inchaço e indisposição são sintomas clássicos de deficiência nutricional. O suco verde contribui para a melhora desses sintomas e também para o bom funcionamento do intestino”, diz. Bruna explica que com a melhora do fluxo intestinal, a pessoa passa a se sentir melhor naturalmente, deixando para trás sinais estufamento abdominal e dores de cabeça.

Quanto ao fato de dizerem que o suco verde pode engordar, a profissional esclarece que as calorias da receita são por conta das frutas e sementes, mas alerta: “Não é uma só refeição que nos faz engordar ou emagrecer. O que engorda é o balanço energético positivo, ou seja, comer mais do que queimar“.

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Para Bruna Vilela a população muitas vezes termina o dia sem ingerir os nutrientes necessários

Bruna sugere que o suco seja tomado logo que a pessoa acorda, pois não há nenhum empecilho para a absorção dos nutrientes. Apesar disso, ele continua como uma possibilidade para ser tomado com refeições em outros horários do dia.

“Eu indico porque é uma maneira de incluir vegetais verdes escuros todos os dias, já que eles são importantíssimos e nem sempre conseguimos consumir no almoço e jantar. Além disso, muitas pessoas fazem o desjejum pobre em vitaminas e minerais e o suco verde resolve esse problema”, conta. E para não ter erro, a nutricionista dá dicas de como não errar na sua receita:

“Para fazer um suco verde com uma qualidade nutricional boa e com as características de desintoxicação, o suco deve ser rico em ingredientes funcionais”;

– “Como base você pode utilizar água de coco natural (não recomendo as industrializadas), água ou chás”;

– “O ideal é não abusar das frutas. Em geral eu indico utilizar limão (todos os tipos) + outra fruta mais doce. As que eu acho que mais combinam com o suco verde são: abacaxi, pera, maçã, melão… Use a criatividade!”

– “Suco verde não é feito só de couve, viu?! É importante a rotatividade! Utilize também agrião, espinafre, rúcula, folhas de beterraba, broto de alfafa. Para quem não mora no Brasil, o kale é um excelente substituto”;

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O suco verde não deve ser adoçado

– Enriqueça o suco adicionando: gengibre, cardamomo, chia, linhaça, salsinha, hortelã, aipo, pepino, cenoura, beterraba, entre outros”;

– “O maior cuidado que devemos ter é para que o suco não fique rico em frutas, mas pobre em fibras, senão ele terá um alto índice glicêmico. Para isso, NÃO coar é essencial“;

– “O suco não deve ser adoçado”;

Para quem ainda tem dúvidas em relação ao suco verde, Bruna Vilela fala que não há uma dosagem específica de ingestão diária e que ele não deve substituir refeição, a menos que haja uma orientação nutricional. “A rotatividade alimentar é sempre importante, seja ela no suco verde ou refeições como almoços e jantares”, alerta.

Fonte: Bem Estar – GNT – www.globo.com

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O Técnico em Nutrição é o profissional envolvido em todas as ações ligadas à alimentação humana, a partir de estudos das necessidades nutricionais dos indivíduos e da coletividade, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital, sob supervisão do nutricionista. Atua em ações de transporte, estocagem, seleção e preparo de alimentos visando seu aproveitamento integral e tomando cuidados com a segurança alimentar, a distribuição dos alimentos segundo normas específicas, a elaboração de cardápios de acordo com o público-alvo a que se destinam, além de inúmeras ações ligadas à avaliação do estado nutricional e à educação alimentar de indivíduos e das comunidades, operadores de cozinha, comerciantes de alimentos in natura e industrializados, bem como, atividades de combate às doenças de origem alimentar e carências nutricionais.

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