NATAL NO HOSPITAL SÃO PEDRO

SP3

Banda da Brigada Militar se apresenta no palco

Quem passou pela Avenida Bento Gonçalves no final da tarde da quinta-feira, dia 10 de dezembro, se deparou com um cenário pouco rotineiro. O imponente prédio histórico do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), no bairro Partenon, ganhou enfeites e chamou a atenção de motoristas e pedestres. Além de guirlandas, bonecos de Papai Noel e luzes, um grande palco foi montado no gramado em frente à instituição centenária para celebrar o Natal no Hospital São Pedro. O evento uniu pela primeira vez, em décadas, pacientes, moradores, profissionais e comunidade.SP1

– Nosso objetivo é valorizar o trabalho que é feito no São Pedro. Queremos mostrar para a comunidade que o hospital está vivo. É um patrimônio cultural e da saúde gaúcha. É a história viva de Porto Alegre – explicou Raul Torelly Fraga, assessor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais.

A confraternização teve shows de Gaúcho da Fronteira, Dorotéo Fagundes, Renato Fagundes e Antônio Flores, além de coral, banda da Brigada Militar, encenação natalina e chegada do Papai Noel. O evento, que foi uma realização do Sindicato Médico do Estado (Simers) e direção do HPSP, teve a presença de muitas famílias e crianças.

SP2– Minha esposa trabalha aqui no São Pedro, mas eu nunca tinha entrado. É uma oportunidade muito legal para a comunidade conhecer esse local tão importante. Melhor ainda é trazer nossos filhos para que eles se relacionem com os pacientes. Precisamos de mais iniciativas como essa – disse Josué do Pinho Branco, colocador de vidros.

Na plateia, cerca de 150 asilares, doentes que estão há décadas na instituição recebendo cuidados, aproveitaram as atrações ao lado de pacientes que fazem curtas internações, e todos os servidores do hospital.

De gorro e capa vermelha, a funcionária Rosa Mathias estava fantasiada de mamãe noel e fez a alegria de pacientes e crianças:SP4

– É maravilhoso ver a reação deles. Eles ficam muito felizes e me abraçam. Para mim, isso é muito emocionante. As pessoas de fora, às vezes, têm uma ideia negativa do hospital. O São Pedro é cuidado e é muito amor.

Fonte: ZH pelas ruas – 11/12/15

QUEM É O TÉCNICO EM ENFERMAGEM?

ENFERMA

É o profissional que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde do paciente, família e comunidade, em todas as faixas etárias. Desenvolve ações de educação para o auto cuidado, bem como de segurança no trabalho e de biossegurança nas ações de enfermagem. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, procedimentos invasivos, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos em qualquer fase do ciclo vital. Participa de uma equipe multiprofissional com visão crítica e reflexiva, atuando de acordo com princípios éticos.

A UNIPACS oferece o Curso Técnico em Enfermagem nas unidades de Esteio e Taquara. Peça mais informações pelos telefones (51) 3473-0178 para Esteio e (51) 3541-2441 para Taquara.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *