A CALÇADA DA FAMA NO RS


Calçada da fama em Hollywood – pioneira

A primeira Calçada da Fama fica localizada em Los Angeles na Hollywood Boulevard e homenageia os grandes astros americanos, incluindo o cinema, TV, teatro, rádio e até da indústria fonográfica. Os nomes são indicados por um comitê que se reúne anualmente (normalmente no mês de junho) para decidir quais nomes serão os escolhidos entre 200 a até 300 indicações.
Cerca de 20 pessoas são escolhidas e recebem a honra de uma estrela na calçada mais famosa do mundo.
Historia da Calçada da Fama
A calçada da fama foi criada no ano de 1958 e originalmente possuía apenas 2500 estrelas no projeto. Só que, como em 1994 grande parte das estrelas já havia sido preenchida, a calçada ganhou alguns quarteirões a mais.
A calçada acompanha 10 quarteirões no total, alcançando cerca de 3 quilômetros de comprimento. As estrelas da constelação de Hollywood são feitas com bronze e um tipo de mármore falso chamado terrazo.
Joanne Woodward, primeira estrela
As indicações podem ser feitas por qualquer pessoa que acesse o endereço www.hollywoodchamber e preencha um formulário informando o nome do escolhido. Mas as pessoas só podem indicar astros que tenham trabalhado cinco anos no mínimo na indústria de entretenimento. Os astros podem estar vivos ou já terem falecido.
Quando um astro é premiado com uma estrela, ele precisa pagar por ela, e o valor não é baixo não: são 15 mil dólares que geralmente são pagos pelos patrocinadores.

 

Homenageados

A primeira personalidade a ganhar uma estrela na calçada da fama foi Joanne Woodward, esposa do ator Paul Newman. Ela inaugurou a calçada em 1960, no dia 9 de fevereiro, no auge de sua carreira. A atriz havia ganhado o Oscar em 1957 pela atuação no filme “As três máscaras de Eva”.
E não são só pessoas que podem ser indicadas ao premio. O collie que interpretou a cachorra Lassie no filme “A força do coração” em 1943 (e em seriados de TV e outras produções) e o pastor alemão que interpretou Rin Tin Tin já garantiram suas estrelinhas.
Lassie e Rin Tin Tin: estrelas caninas
Personagens que nem são de verdade também podem ser agraciados com uma estrela, como é o caso de Pernalonga, personagem de um dos desenhos mais populares da TV. O esperto coelho ganhou uma estrela em 1985. Outros personagens também garantiram sua estrela, como o Pato Donald, o Pica-pau, Mickey Mouse e até o Godzilla!
 
E tem até quem tenha mais de uma estrela na constelação, como é o caso de Gene Autry, pouco conhecido hoje em dia mas simplesmente um fenômeno nas décadas de 30 e 40. É que o gala, além de atuar, produzia filmes e trilhas sonoras. Como resultado, ganhou 5 estrelas na Calçada da Fama.
Calçada da Fama no RS
Agora o estado do Rio Grande do Sul também ganhou a sua calçada da fama. Mas ela na verdade se chama “Calçada da Fauna”. Os biólogos do Gramadozoo encontraram uma maneira criativa de ensinar. Na terra do Festival de Cinema, a equipe de educação ambiental criou a Calçada da Fauna. O novo atrativo do parque zoológico, que foi instalado em frente ao Restaurante da Oca Indígena, reúne pegadas de dez animais da fauna brasileira: cervo do pantanal, veado catingueiro, pinguim de magalhães, onça pintada, puma, ema, macaco-prego, filhote de bugio, jabuti e lobo-guará.
GramadoZoo – Calçada da Fauna
Para a confecção da calçada, foram tirados os contra-moldes das pegadas em gesso e esses foram carimbados na placa de cimento. “As pegadas em gesso ficarão em exposição no centro de educação ambiental do Gramadozoo, fazendo parte do acervo didático”, afirma a bióloga Tatiane Takahashi Nunes
Segundo a educadora ambiental, a Calçada da Fauna é uma ótima ferramenta para educação ambiental. “O projeto pode auxiliar na compreensão de conceitos referentes à valorização da biodiversidade da fauna brasileira e ajuda a despertar a curiosidade do visitante quanto ao tamanho e formato das pegadas. Nos felinos, por exemplo, não há marcas das garras nas pegadas, pois suas unhas são retráteis e somente utilizam para caça, defesa ou para subir em árvores”, exemplifica.
Christina Capalbo: maneira diferente de aprender
Conforme a técnica em veterinária Christina Capalbo, a Calçada da Fauna é uma maneira diferente de aprendizado para crianças e adultos que visitarem o parque, além de ser uma ferramenta importante de conscientização para a preservação das espécies. “Com o trabalho de condicionamento dos animais feito no Gramadozoo, ficou mais acessível a retirada das pegadas sem haver estresse aos animais”, afirma Christina.
Fontes: www.g1.com.br e www.estadao.com
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *