A DEMOCRACIA NA SALA DE AULA

Dentre as atuais trinta e seis normas regulamentadoras (NRs) que preceituam as medidas de proteção e prevenção em termos de segurança do trabalho, a norma que mais contem aspectos relacionados à democracia é a norma NR 05.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, assunto desta NR, é responsável pela participação dos trabalhadores na reivindicação de melhores condições nos ambientes de trabalho. Mas não é só isso que traz um viés democrático na norma. A forma como são escolhidos os representantes, através do voto direto e secreto, também possui grande caráter democrático.
Movidos pelo espírito da democracia, o Professor Jairo Brasil e os alunos da Turma 3S11 de Segurança do Trabalho da unidade de Esteio, realizaram na última terça-feira, dia 02 de julho, a simulação do processo eleitoral da CIPA. Inicialmente foi nomeada pelo professor Jairo a Comissão Eleitoral, composta pelos alunos Franciele da Fonseca, Inamar Bitencourt, Orlei Correia e Thomer Comparin. Esta comissão ficou encarregada da organização geral do pleito, quando providenciaram a Convocação da Eleição, a Inscrição dos Candidatos, a confecção das Cédulas de Votação e a Cabine Eleitoral junto ao TRE.

Comissão Eleitoral responsável pela organização
do Processo Eleitoral da CIPA

O escrutínio ocorreu na sala de aula, a partir das 20 horas, tendo encerrado às 22 horas com a escolha dos membros representantes dos trabalhadores. Ao final do processo, a Comissão Eleitoral divulgou o resultado final, após a contagem dos votos diante de testemunhas de ambas as representações.   
Foram votados e empossados os alunos Eder Carlos Souza Ferreira (Vice-Presidente da CIPA – 9 votos), Letícia Floriani (7 votos), Siméia Gerusa Nabinger (4 votos) e Tatiane Schumacker Maia (4 votos) como Membros Titulares, e Alexandre Silva dos Santos (3 votos), Marcos Matheus Ferreira Ramos (2 votos) e Natália Tormes da Silva (1 voto) como Suplentes.
Na representação por parte da empresa, o Professor Jairo Brasil funcionou como empresário e escolheu os alunos Juliana de Oliveira Machado (Presidente da CIPA), Andressa Silva de Araújo, Luciano Joaquim Dias e Anderson Gonçalves como Membros Titulares, e Mari Angela de Moura, Diego Oliveira de Abreu e Luan Filipe de Almeida como Suplentes.
 

Quatro momentos da votação na Turma 3S11

Foi um momento de prática em sala de aula e que serviu para os alunos vivenciarem a realidade que encontrarão nas empresas onde irão atuar. Além disso, puderam eles comprovar a importância da NR 05 e do espírito democrático que viabiliza a participação dos trabalhadores nas decisões que buscam melhorar o ambiente de trabalho para todos. Os documentos que foram gerados pelo processo forma disponibilizados a todos, como as Atas de Eleição e Apuração, de Posse da comissão e o Calendário Anual das Reuniões Ordinárias.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *