ENTREVISTA COM PROFESSOR MARCOS NUNES

Esta semana o Blog da Escola Unipacs entrevista um dos professores do Curso Técnico em Radiologia da Escola UNIPACS. 
Professor Marcos José Fraga Nunes, ou professor Marcão, como é conhecido, é natural de Montenegro e mora em Gravataí. Atua como docente nas unidades de Taquara e Esteio da Escola Profissional Unipacs. Possui formação Técnica em Radiologia Médica e Superior em Tecnologia da Radiologia pela ULBRA de Canoas. Tem especialização em Administração Hospitalar e Formação Pedagógica. Nos cursos da Unipacs ministra atualmente as disciplinas de “Técnicas Radiológicas” e “História e Princípios da Radiologia”. Já fez parte do quadro docente de outras escolas da capital gaúcha, como a Escola SOS Rialeza e o Sistema Educacional Galileu – SEG, onde esteve a frente de disciplinas como “Anatomia”, “Radiologia Odontológica”, “Tomografia”, “Hemodinâmica”, “Câmara Clara e Escura”, “Radioterapia” e “Radiologia Industrial”. Professor Marcos Nunes também faz parte do Conselho Regional dos Técnicos de Radiologia do Rio Grande do Sul. Foi palestrante em eventos regionais da classe radiológica e participante em eventos nacionais da categoria nos últimos anos. 
Leia a seguir o conteúdo da entrevista que o Prof. Marcos concedeu ao Blog da UNIPACS:
Blog UNIPACS: De que forma você chegou à atividade docente, como professor de cursos técnicos?
Professor Marcão é gremista assumido
Prof. Marcos: Na verdade, o que me chamou para essa atividade foi a necessidade de mercado. Surgiram as oportunidades e eu resolvi encarar. E gostei.
UNIPACS: Quais os seus projetos para o futuro:
Prof. Marcos: Meu maior desejo é aprofundar meus conhecimentos, através de um Mestrado ou Doutorado na área. Vamos ver! São projetos para o futuro.
UNIPACS: Na sua visão, que papel desempenha a educação e o conhecimento na vida das pessoas?
Prof. Marcos: Um papel muito importante e extremamente necessário e indispensável, principalmente com o avanço das tecnologias. É necessário estar sempre atualizado.
UNIPACS: Qual foi o momento mais emocionante na sua vida de professor?
Prof. Marcos: Foi quando me vi cercado de colegas ex-alunos. É uma grande emoção saber que você ajudou a construir aquele sujeito que agora está ali, realizando atividades que na sala de aula não passavam de teoria. Muito legal!
UNIPACS: E qual foi o momento mais decepcionante na sua vida de professor?
Membro do Conselho Regional de Radiologia
Prof. Marcos: O que mais me decepciona hoje em dia é notar que alguns alunos estão em sala de aula muitas vezes só para não ficar em casa. A gente se prepara, constrói as aulas, separa materiais e quando observa essa situação, dá um desânimo.  Mas quem sabe um dia eles se sensibilizem, de que estão ali prá buscar conhecimento; e que estão pagando para isso.
UNIPACS:  O que você acha da atual situação da educação no Brasil?
Prof. Marcos: Eu acredito que houve uma queda acentuada de qualidade, pois a remuneração para professores de forma geral decaiu. E isso faz com que a motivação seja pouca e a situação da educação se torne de certa forma precária, principalmente na Educação Básica. Quem sabe nos próximos anos, com o crescimento do Brasil e a necessidade de melhorar a formação dos profissionais, essa realidade se modifique.
Congresso Nacional dos Profissionais de Radiologia
UNIPACS: Que conselho(s) você daria aos alunos e alunas que estão buscando o mercado de trabalho depois de formados?
 
Prof. Marcos: Meu conselho é que não desanimem, não desistam. Na minha visão, o sol existe para todos; basta que a gente não se esconda e vá atrás das oportunidades. Sugiro que utilizem as horas em casa para continuar estudando, lendo, aprendendo. Uma alternativa válida e bastante interessante é participar dos concursos públicos.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *