ESTEIO HOMENAGEIA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A data de 08 de Março possui significado especial

Não é à toa que o dia 08 de março foi reservado para homenagear as mulheres. Ele possui alguns aspectos históricos importantes que nos fazem entender o motivo da escolha deste dia.
O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. 

Funcionárias da área administrativa
participam da ginástica laboral
Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. 

Mas depois de muitos avanços e do reconhecimento da necessidade de novas formas de convivência na sociedade pós-moderna, a humanidade felizmente está mudando. Há um maior respeito pelos direitos individuais, e as mulheres tem sido motivo de várias políticas públicas em prol da segurança e da integridade física. Basta avaliar a contribuição trazida pela Lei Maria da Penha em nosso país.
Alunas reunidas no Auditório Maria Madalena
participaram do minicurso de automaquiagem 
No Dia Internacional da Mulher, a unidade de Esteio resolveu homenagear as mulheres que estão envolvidas nas atividades da Escola. Para isso, convidou duas empresas para serem parceiras nesta tarefa. Uma destas empresas foi a Mary Kay, líder mundial em produtos para a estética feminina e cuidados com a pele. Também foi convidada e se fez presente a Clínica Fisiopaz, empresa presente no mercado local há mais de 6 anos, com serviços de alta qualidade em Fisioterapia, Massagem, Pilates, Nutrição e Psicologia.
Professoras também participaram do minicurso
Alunas, funcionárias e professoras puderem se beneficiar dos produtos e serviços das duas empresas neste dia a elas dedicado. A Mary Kay ministrou às mulheres homenageadas um minicurso de automaquiagem. A clínica Fisiopaz presenteou a todas com sessões de massagem.
Ao final, a pedagoga Tatiane Amaral, em nome da Escola agradeceu às empresas participantes, através de suas representantes, bem como, a todas as participantes das atividades. Houve ainda a entrega de homenagens no final do evento.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *