LISELOTTE WEIMER: VICE-DIRETORA DA UNIDADE DE TAQUARA

Liselotte: “Iniciei quando ainda se
chamava UNIPAZ”
Nestas semanas que encerram o ano de 2012, o Blog da Unipacs traz duas entrevistas com as vice-diretoras das unidades de Taquara e Esteio. Na publicação desta semana a Vice-Diretora da unidade de Taquara, LISELOTTE HATTGE WEIMER responde as perguntas do Blog da Unipacs.
Liselotte é Vice-Diretora e Coordenadora Pedagógica da unidade de Taquara, formada em Pedagogia com Especialização em Gestão Educacional.
BLOG da UNIPACS: Quando e de que forma você iniciou a carreira dentro da Escola?
Ainda trabalhando na CNEC de Taquara, participei das negociações para que a Escola UNIPAZ (nome antigo da escola) usasse as dependências da escola Cenecista, isso em 1999, para iniciar as primeiras turmas de Técnico em Enfermagem. Em 2003 assumi o cargo de coordenadora pedagógica e comecei a montar os processos de autorização dos cursos. Mais tarde, em 2006, assumi como vice-diretora.
BLOG: A que você atribui o sucesso destes 12 anos da Escola Unipacs?
Atribuo à criteriosa escolha dos cursos técnicos. Escolhemos cursos que não são oferecidos por outras escolas; ao cuidado que se tem com a escolha dos profissionais que serão os docentes e ao incentivo para que eles procurem um curso de formação pedagógica. Também se deve à qualidade junto com a ética que o serviço de administração da escola deve oferecer aos alunos e à comunidade.
A escolha criteriosa do quadro docente é muito importante
BLOG: Quais são os cursos disponíveis na unidade de Taquara que está sob sua responsabilidade?
Oito cursos técnicos, como Enfermagem, Radiologia, Segurança do Trabalho, Nutrição e Dietética, Meio Ambiente, Contabilidade, Administrção e Edificações. Anualmente ainda oferecemos o cursos de qualificação em Massagem, Drenagem Linfática, Instrumentação Cirúrgica, Coleta de materiais biológicos e Atendente em Farmácia, Em 2013 ofereceremos ainda os cursos de Recepção e Atendimento, Baby Sitter, Cozinha Básica e Departamento Pessoal.
BLOG: Como está o mercado da educação profissional no Vale do Paranhana na sua visão?  
Somente no município de Taquara existe a oferta de quinze cursos técnicos e inúmeros cursos livres. Se existe esta oferta é porque existe procura.
BLOG: Que visão você tem da formação técnica para o futuro do país?
Ainda bem que esta visão de que a formação técnica é necessária para o desenvolvimento do país chegou e está sendo incentivada por inúmeras ações. Todos os países que tiveram um bom desenvolvimento sabem e aplicam este conceito.
” Encaro os reveses como aprendizado.”
BLOG: Você acredita que as Escolas Técnicas conseguirão suprir toda a necessidade de profissionais de que o país necessita? De que forma isso será possível?
Esta é uma meta a ser alcançada, então, trabalhemos por ela.
BLOG: Dentro desta necessidade premente, como você enxerga a formação deficiente do Ensino Básico que às vezes compromete a formação profissional? De que forma isso poderia ser resolvido?
Dentro da educação profissional pode-se minimizar esta condição, mas não há tempo para realizar a formação profissional e reparar as deficiências do ensino médio.
BLOG: Analisando o ano que passou, o que você diria que lhe trouxe maior decepção e maior satisfação no tocante à educação profissional?
Não encaro os reveses como decepção; encaro–os como aprendizado. Meu pensamento é como posso fazer diferente? A maior satisfação é quando os professores aceitam o desafio de cursar a formação pedagógica e vem me contar como mudou o seu pensamento sobre a educação.
BLOG: O que a Unipacs está desenvolvendo para o próximo ano em termos de qualificar cada vez mais os profissionais formados?
“Pessoas que buscam sua realização pessoal estão buscando
e vivenciando a sua felicidade.”
Continuamos realizando reuniões onde o aprender a lecionar é a tônica; onde se discute temas que estão relacionados com as dificuldades dos professores, ou ainda, se propõem novos desafios e novos modelos de escola. Continuamos a incentivar os professores a cursar a formação pedagógica. Na minha opinião, a melhor maneira de qualificar o profissional, estudando.
BLOG: Deixe uma mensagem aos funcionários, professores e alunos da Unipacs para 2013.
O sentimento mais importante que se pode alcançar é a realização pessoal. Pense, planeje, busque e realize a sua. Pessoas que buscam sua realização pessoal estão buscando e vivenciando a sua felicidade.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *