O TECNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO

O Técnico de Enfermagem do Trabalho nas empresas compõe a
Equipe do SESMT
O Técnico de Enfermagem do Trabalho e um profissional extremamente importante na realidade das empresas, atuando em conjunto com os demais profissionais do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), prestando serviços de forma preventiva e atuando em momentos de atendimento de urgência. Seus conhecimentos provem dos cursos técnicos de enfermagem onde, na formação inicial, acumula conhecimentos relacionados a enfermagem e procedimentos importantes nos cuidados com pacientes. Posteriormente, o técnico realiza formação especifica para atuar dentro das empresas, de forma a entender o ambiente corporativo e as necessidades que dele provem.
A Escola UNIPACS do Rio Grande do Sul, em suas unidades de Esteio e Taquara, dispõe de cursos de especialização em Enfermagem do Trabalho, cuja carga horária e de 460 horas, compreendendo um semestre de conteúdos e estagio curricular.
 

O Técnico de Enfermagem do Trabalho desenvolve acoes de
saúde para os trabalhadores 

Veja a seguir as atividades desenvolvidas pelo Técnico de Enfermagem do Trabalho nas empresas. São atividades realizadas em conjunto com outros profissionais da empresa, no sentido de preservar a saúde dos trabalhadores.
   – Estuda as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo da segurança, higiene e melhoria do trabalho.
   – Elabora e executa planos e programas de proteção à saúde dos empregados, participando de grupos que realizam inquéritos sanitários, estudam as causas de absenteísmo, fazem levantamentos de doenças profissionais e lesões traumáticas, procedem a estudos epidemiológicos, coletam dados estatísticos de morbidade e mortalidade de trabalhadores, investigando possíveis relações com as atividades funcionais, para obter a continuidade operacional e aumento da produtividade.
Sala de Aula do curso Técnico de Enfermagem da 
unidade de Taquara, no Vale do Paranhana
  – Executa e avalia programas de prevenções de acidentes e de doenças profissionais ou não-profissionais, fazendo análise da fadiga, dos fatores de insalubridade, dos riscos e das condições de trabalho do menor e da mulher, para propiciar a preservação de integridade física e mental do trabalhador.
   – Presta primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado, para atenuar conseqüências e proporcionar apoio e conforto ao paciente.
   – Elabora e executa ou supervisiona e avalia as atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores, proporcionando-lhes atendimento ambulatorial, no local de trabalho, controlando sinais vitais, aplicando medicamentos prescritos, curativos, instalações e teses, coletando material para exame laboratorial, vacinações e outros tratamentos, para reduzir o absenteísmo profissional; organiza e administra o setor de enfermagem da empresa, provendo pessoal e material necessários, treinando e supervisionando auxiliares de enfermagem do trabalho, atendentes e outros, para promover o atendimento adequado às necessidades de saúde do trabalhador.
 

Sala de Aula de pratica para o curso Técnico de Enfermagem na
unidade de Esteio, na região metropolitana

  – Treina trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes.
– Planeja e executa programas de educação sanitária, divulgando conhecimentos e estimulando a aquisição de hábitos sadios, para prevenir doenças profissionais, mantendo cadastros atualizados, a fim de preparar informes para subsídios processuais nos pedidos de indenização e orientar em problemas de prevenção de doenças profissionais.


Para maiores informações sobre o curso de especialização de Técnico de Enfermagem do Trabalho acesse o Portal da Unipacs em www.unipacs.com.br ou ligue para um dos telefones de contato das unidades: (51) 3473-0178 – Esteio, ou (51) 3541-2441 – Taquara. 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *