OS BENEFÍCIOS DA AMEIXA SECA

A ameixa seca é rica em fibras e vitaminas
Frutas são essenciais para uma alimentação saudável, já que carregam altas taxas de vitaminas, minerais e oxidantes. Porém, a forma de consumi-las pode intensificar os benefícios proporcionados. Este é o caso da ameixa, que quando desidratada, torna-se ainda mais saudável e benéfica.
Rica em fibras e vitaminas, a ameixa é facilmente encontrada no Brasil, especialmente entre dezembro e fevereiro, época de maior colheita. Já a ameixa seca pode ser encontrada durante todo o ano em supermercados e lojas e farmácias de produtos naturais, porém, também é possível prepará-la em casa.
Benefícios da ameixa seca
Embora a ameixa seca seja amplamente conhecida como estimulante intestinal, seus benefícios não se limitam a isso. A fruta desidrata também auxilia no tratamento de alguns tipos de anemia, já que uma de suas substâncias ajuda na absorção do ferro, nutriente imprescindível para o perfeito funcionamento do organismo.
 

A osteoporose também pode ser prevenida com o
uso da ameixa seca

A ameixa seca também reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprimi a taxa de reabsorção óssea, é rica em vitamina C, vitamina B2, vitamina A na forma de beta-caroteno, potássio e possui mais fibras que qualquer outra fruta, legume ou hortaliça.
O fruto desidratado também é riquíssimo em substâncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce de todas as células no organismo. Segundo pesquisa publicada pelo American Journal of Clinical Nutrition, em uma lista de 1000 alimentos antioxidante, a ameixa ocupa a 21° posição. Além disso, a ameixa seca também diminui o colesterol ruim e reduz os níveis de açúcar no sangue.
Algumas embalagens facilitam
o consumo em qualquer lugar
Para aqueles que querem emagrecer ou manter uma alimentação saudável, comer a fruta nos intervalos das refeições ou como sobremesa quando há necessidade de ingerir açúcar é uma ótima e saudável alternativa.
Por ser vendida em embalagens pequenas e ter prazo de validade relativamente grande, é possível carregar na bolsa, no carro e até deixar na gaveta do escritório. É uma opção nutritiva e prática para quando o organismo pedir um doce ou der fome inesperadamente.
Contra indicações
Embora cheia de nutrientes essenciais, o consumo de ameixa tem algumas contra indicações: além de ser calórica, contém grande quantidade de oxalatos, substancia que pode causar problemas urinários, como cálculo renal, já transforma a urina em pequenos cristais que podem entupir a uretra.
Para aproveitar de todos os benefícios da ameixa e não ter problemas, o ideal é ingerir até, no máximo, três por dia.
Como preparar ameixas secas
O consumo deve ser de no máximo três unidades
por dia
Fazer ameixa seca pode ser de forma natural ou artificial. Deixá-las expostas ao sol até que toda água saia é uma opção, porém, elas também podem ser preparadas em estufas, fornos e até câmaras de vapor.
Para consumi-las, uma ótima opção é preparar geleias, doces ou compotas. Para preparar uma compota, basta cozer a ameixa seca em suco de laranja. A vitamina C da laranja intensifica a absorção do ferro pelo organismo.
Outra opção para melhorar o funcionamento do intestino é colocar três ameixas em um copo de água e deixa durante toda a noite. No dia seguinte, em jejum, tomar a água e comer as frutas.
Fonte: www.dicasdieta.com.br
Quem é o Técnico em Nutrição?

Técnico em Nutrição é o profissional envolvido em todas as ações ligadas à alimentação humana, a partir de estudos das necessidades nutricionais dos indivíduos e da coletividade, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital, sob supervisão do nutricionista. Atua em ações de transporte, estocagem, seleção e preparo de alimentos visando seu aproveitamento integral e tomando cuidados com a segurança alimentar, a distribuição dos alimentos segundo normas específicas, a elaboração de cardápios de acordo com o público-alvo a que se destinam, além de inúmeras ações ligadas à avaliação do estado nutricional e à educação alimentar de indivíduos e das comunidades, operadores de cozinha, comerciantes de alimentos in natura e industrializados, bem como atividades de combate às doenças de origem alimentar e carências nutricionais.
A UNIPACS e parceira do PRONATEC e oferece Bolsas no Curso Técnico em Nutrição nas unidades de Esteio e Taquara. 
Mais informações pelos telefones: (51) 3473-0178 – Esteio e (51) 3541-2441 – Taquara
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *