REFRIGERANTE: UM VERDADEIRO RISCO À SAÚDE


Refrigerante: um vilão dos nossos dias

Todo mundo sabe que consumir refrigerantes faz mal à nossa saúde. Mas será que você sabe o que de fato este consumo ocasiona? Afinal, mesmo com tantos alertas, ainda é alto o número de vendas desta bebida, sendo a segunda mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. 
Alguns contras de consumir refrigerante são a agitação que causa nos consumidores, já que em alguns, há presença de cafeína. E não para por ai… O consumo frequente pode causar osteoporose, problemas cardíacos, aumento de peso, entre outros. Saberemos agora os verdadeiros riscos dessa bebida que, ao mesmo tempo que é deliciosa, também é perigosa.
O excesso de refrigerante causa doenças graves
Encontramos em alguns refrigerantes compostos como sódio, conservantes e corantes. Este último item merece atenção, pois em muitos corantes encontram-se substâncias cancerígenas. O consumo da bebida com estes componentes pode ocasionar inchaço nos membros, comprometimento intestinal, desconforto gástrico, retenção de líquidos entre outros.
·   Ao ingerir refrigerante todos os dias, você aumenta o risco de problemas cardíacos na faixa de vinte e dois anos, devido ao alto índice de açúcar presente. 
·     Há uma grande probabilidade de ganhar peso facilmente, principalmente em mulheres. Devido ao açúcar, este grupo está mais propício a elevar os níveis de gordura no sangue, que são conhecidos como triglicerídeos, prejudicando a saúde cardiovascular feminina. Tudo isso consumindo refrigerante apenas duas vezes na semana. O alto índice de triglicerídeos no sangue acarreta em problemas não só do coração, como outros que veremos a seguir.
 

A osteoporose também pode ser causada pelo abuso de refrigerantes

·   Há estudos reveladores que refrigerantes, principalmente de cola, podem ocasionar a osteoporose, pois o consumo regular da bebida está diretamente relacionada com a perda óssea. Isto porque encontramos neste refrigerante um ácido específico, o fosfórico, que é responsável por um nível maior de acidez na corrente sanguínea. Com isso, o nosso organismo usa o cálcio dos ossos para neutralizar a acidez do sangue e diminui assim, a força óssea.
    E por conta do alto índice de açúcar na bebida, que também ajuda no processo de ganho de peso, a diabetes está relacionada com o consumo de refrigerantes. As bebidas que são muito adocicadas tem a tendência de aumentar o nível de glicemia de jejum e resistência à insulina. Prova disto é que pessoas que consomem refrigerante tem a probabilidade duas vezes maior de desenvolver a diabetes tipo 2.
Os dentes também são atacados pelo refrigerante
·       Cuidado com seus dentes. Por conta também do açúcar, aumenta a incidência de cáries.
Viva saudavelmente
O consumo do refrigerante diminui automaticamente o consumo de outras bebidas mais saudáveis e consequentemente, perdemos nutrientes importantes para o corpo.

Se depois de tudo isso você está pensando em mudar seus hábitos, inclua em sua alimentação muita água e sucos de frutas. Uma dica importante para quem quer consumir refrigerante uma vez ou outra, é consumir apenas 100ml da bebida e em seguida, beba um copo de água para diminuir a acidez.
QUEM É O TÉCNICO EM NUTRIÇÃO?

O Técnico em Nutrição é o profissional envolvido em todas as ações ligadas à alimentação humana, a partir de estudos das necessidades nutricionais dos indivíduos e da coletividade, sadios e enfermos, em todas as fases do ciclo vital, sob supervisão do nutricionista. Atua em ações de transporte, estocagem, seleção e preparo de alimentos visando seu aproveitamento integral e tomando cuidados com a segurança alimentar, a distribuição dos alimentos segundo normas específicas, a elaboração de cardápios de acordo com o público-alvo a que se destinam, além de inúmeras ações ligadas à avaliação do estado nutricional e à educação alimentar de indivíduos e das comunidades, operadores de cozinha, comerciantes de alimentos in natura e industrializados, bem como, atividades de combate às doenças de origem alimentar e carências nutricionais.
A UNIPACS dispõe de vagas para o Curso Técnico em Nutrição nas unidades de Esteio e Taquara. Peça mais informações pelos fones (51) 3473-0178 para ESTEIO e (51) 3541-2441 para TAQUARA. 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *