SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente anunciou que o Brasil, dono de uma das economias que crescem mais rápido no mundo, será a sede das celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho. O tema da Semana do Meio Ambiente 2012 está escolhido: Economia Verde: Ela te inclui? A pergunta convida a todos para fazer uma avaliação: como a Economia Verde se encaixa na vida cotidiana e no dia-a-dia da vida econômica e financeira de cada um.
 
 
Sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Brasil também foi sede das cerimônias do Dia Mundial do Meio Ambiente em 1992, na época da Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. Naquele momento, a cúpula reuniu o maior número de líderes globais para tomar decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões de desenvolvimento. A data promoverá este ano, a conscientização a respeito das sérias consequências de se manterem as tendências atuais. Por meio do engajamento dos governos em ações e da divulgação da importância de uma Economia Verde, esse esforço coletivo preservará a natureza, alcançando o crescimento e estimulando o desenvolvimento sustentável.
Cada ano, uma nova cidade
Virou tradição e funciona muito bem. Todos os anos, o Pnuma escolhe um país onde se possam concentrar as celebrações ambientais. Assim, a cada ano uma cidade diferente é escolhida como foco principal da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente. O governo, em cooperação com o Pnuma, determina o tom do evento. Um tema, uma logomarca e um slogan são selecionados para ser o foco de todo o material promocional e informativo das celebrações, no sentido de mobilizar, conscientizar e inspirar jornalistas, professores, autoridades e empresas. Segundo Achim Steiner, Diretor Executivo do Pnuma, a intenção é justamente essa: fazer um evento de forte apelo emocional e cultural.
Achim Steiner – Diretor do PNUMA
Achim Steiner explica que o tema deste ano, “Economia Verde: Ela te inclui? “, ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida, economia e o sistema financeiro. A crise financeira global que teve início em 2007, mas perdura nos dias de hoje. Esta crise é considerada por muitos economistas como a pior crise financeira desde a Grande Depressão de 1929. Uma das principais lições que se pode tirar dessa experiência é que a forma habitual de gestão da economia já não é mais conveniente. A nova Economia Verde é, portanto, uma alternativa apropriada e uma maneira mais sustentável de fazer negócios.
Para Achim Steiner , uma Economia Verde é descrita como uma economia que resulta em melhor qualidade de vida humana e equidade social, além da redução de riscos ambientais e escassez ecológica. Em outras palavras, pode-se pensar em uma economia verde como uma ferramenta de baixa emissão de carbono, eficiência de recursos e inclusão social.
A comemoração do dia 5 de junho no Brasil, às vésperas da RIO+20, faz parte dos milhares de eventos que acontecerão ao redor do mundo. A celebração vai enfatizar a maneira que as ações individuais podem ter um impacto exponencial, com uma variedade de atividades que vão desde o plantio de árvores a mutirões de limpeza e campanhas verdes nacionais.
Semana do Meio Ambiente
A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (o Pnuma usa a sigla WED – World Environment Day) foi uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1972, quando da primeira Conferência sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizada em Estocolmo. Daí, então, ficou fixado o dia 5 de junho para a celebração. A rigor, as comemorações e atividades estendem-se por todo o mês de junho particularmente na primeira semana referida como “Semana do Meio Ambiente”.
O objetivo principal é estimular, em escala mundial, a conscientização sobre o meio ambiente e aumentar a atenção de ações políticas. O grande interesse é o de apresentar o caráter humano das questões ambientais, além de tornar as pessoas capazes de serem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e justo. Todas as atividades visam promover o entendimento de que as comunidades são a base da mudança de atitudes em relação às questões ambientais e vale a pena estimular parcerias que assegurem que todas as nações e populações desfrutem de um futuro mais seguro e próspero. É importante que escolas, comunidades, empresas e prefeituras possam, na Semana do Meio Ambiente, promover atividades variadas como caminhadas, passeios ciclísticos, concertos, competições de redação e desenho nas escolas, plantio de árvores e campanhas de reciclagem e limpeza de rios.
O Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a RIO+20 em 2012
Relação das cidades que abriram o Dia Mundial do Meio Ambiente:
Ano País
2004 Barcelona (Espanha)
2005 São Francisco (EUA)
2006 Argel (Argélia)
2007 Tromso (Noruega)
2008 Wellington (Nova Zelândia)
2009 México (México)
2010 Kigali (Rwanda)
2011 Munbai e Nova Deli (Índia)
2012 Rio de Janeiro- Brasil
Fonte: www.folhadomeio.com.br  acesso em 05.06.12
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *