O PODER DO POTÁSSIO

Um dos grandes benefícios do potássio é evitar as cãimbras

Para evitar câimbras durante a prática de atividades físicas, especialistas recomendam o consumo de alimentos ricos em potássio, como a banana. O mineral ajuda o músculo a ter mais energia e a relaxar. Efeito que também pode fazer bem para o coração, segundo um estudo norte-americano. Em animais, pesquisadores observaram que o potássio evita o endurecimento das artérias, o que pode gerar complicações cardiovasculares, como o infarto e o derrame. Detalhes do trabalho foram publicados na revista JCI Insight e podem ajudar a definir novas estratégias de proteção cardíaca.

Definido como “uma feliz surpresa”, o trabalho surgiu de um procedimento padrão em laboratórios. “Sempre usamos fosfato de sódio para induzir a calcificação das células do músculo liso vascular no sistema de cultura de células. Um dos nossos parceiros adicionou alguns produtos químicos diferentes, incluindo o fosfato de potássio. Inesperadamente, ele descobriu que essa substância inibiu a calcificação das células musculares lisas”, conta Yabing Chen, professora de patologia da Universidade do Alabama e pesquisadora do Centro Médico de Birmingham.

Universidade do Alabama, onde a professora Yabing Chan realiza suas pesquisas

A fim de avaliar melhor os efeitos do primeiro experimento, os cientistas decidiram analisar o impacto do mineral em ratos vivos. Os cientistas fizeram com que os animais se tornassem propensos à aterosclerose — quando ocorre um acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias, o que pode causar a obstrução do fluxo sanguíneo — e os dividiram em grupos que seguiram dietas com níveis diferentes de potássio: baixo (0,3%), normais (0,7%) e alto (2,1%).

Os ratos alimentados com baixo teor do mineral apresentaram aumento significativo na calcificação vascular, processo de espessamento e perda de elasticidade da parede muscular das artérias que pode levar à aterosclerose. “Essa calcificação das células musculares lisas vasculares é altamente perigosa em uma variedade de condições patológicas, como aterosclerose, diabetes e insuficiência renal crônica”, lista a autora. No caso das cobaias com uma dieta com alto teor de potássio, houve inibição do processo.

Outra constatação importante foi a de que os roedores que receberam baixo teor de potássio apresentaram rigidez aumentada da aorta — maior e mais importante artéria do sistema circulatório do corpo humano. Estudos conduzidos pela equipe já mostravam a relação do potássio com a saúde cardiológica. “Em outras investigações com humanos, vimos que níveis baixos desse mineral estão associados a doenças cardiovasculares, como hipertensão e insuficiência cardíaca crônica, e reforçam a noção de que uma dieta rica em potássio e suplementos desse mineral podem ser úteis para melhorar as condições cardiovasculares”, reforça Chen.

Suspeita clínica

Dr. Roberto Cândia: “A relação do potássio com a saúde vascular é uma novidade”.

Roberto Cândia, cardiologista do Laboratório Exame, em Brasília, acredita que o estudo traz consistência a uma suspeita na área médica. “Sabemos que o baixo consumo de potássio pode causar arritmia, mas essa relação com a rigidez vascular é algo novo na área e reforça a relação do mineral com a saúde vascular”, diz. O cardiologista também ressalta que novas estratégias para evitar o endurecimento das artérias são muito bem-vindas. “O enrijecimento das artérias é algo que pode causar problemas graves, como aumentar a pressão arterial, que desencadeia outras complicações. Combatê-lo é algo importante para quem já tem problemas cardíacos”, explica.

Cândia acredita que uma análise mais aprofundada em humanos poderá ajudar a planejar a melhor forma de prevenir problemas cardíacos pelo consumo do potássio. “Seria interessante observar os efeitos que ocorrem no corpo humano, ver se eles repetem o que foi visto nos ratos. Com isso, estratégias na alimentação podem surgir, como o aumento do consumo de banana, abacate e mamão, alimentos com maior concentração maior de potássio.”

Dentre as frutas existentes, a banana é uma das que mais concentra potássio.

A autora conta que os estudos em andamento têm a intenção de melhor caracterizar o papel do mineral na regulação da rigidez e da calcificação vascular em seres humanos. “Queremos testar a função das vias de sinalização identificadas em modelos animais novamente, além de avaliar pacientes com problemas cardiovasculares. Além disso, queremos saber se podem existir mais efeitos protetores do potássio na dieta”, adianta Yabing Chen.

Fonte: Correio Braziliense – Edição 07.10.17

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *